Existem diversas formas de se vender qualquer coisa na internet, porém existe aquela forma que você deve pensar em abandonar imediatamente se estiver fazendo.
Eu estou falando do marketing de esperança. Ele ocorre quando se tenta vender fora do ambiente contextual de forma que a mensagem de venda é emitida sem nenhuma técnica, aguardando apenas que a venda aconteça por livre e espontânea vontade do cliente.
Simplificando: Você deve perceber no dia a dia pessoas no mercado formal e informal que simplesmente abre um negócio e esperam que os clientes cheguem até eles. Este é o hábito da maioria das pessoas que, como nos primórdios da humanidade trabalhavam em ambientes de contexto comercial como era o caso dos mercadores e suas feiras.
Hoje nós podemos presenciar uma imensa maioria de empresários que praticam marketing de esperança e
Um exemplo são as lojas de shopping centers. Para a grande maioria delas, o satisfatório é esperar o cliente chegar e comprar. Muito fácil não?
Quando a gente leva em consideração o ambiente contextual de uma feira ou shopping, que atua sobre a atmosfera comercial localizada para este fim. É de se entender que as vendas aconteçam.
Porém, estes comportamentos são repetidos sistematicamente por comerciantes de diversos níveis em diversos locais. Inclusive entre os autônomos sem ponto fixo.
Isto é o que chamamos de marketing de esperança que, neste mundo moderno, já não funciona mais.
Se você é comerciante ou tenta entrar para este segmento de mercado, não cometa este erro grave que exterminam empresas no Brasil inteiro, na velocidade da luz.
Marketing de esperança. Fuja disso pelo amor de Deus.
No Brasil , segundo o IBGE, 80% das empresas fecham as suas portas antes de completar um ano. E isso acontece com muitos empreendedores autônomos também.
E cá entre nós: O marketing de esperança é a estratégia de carteirinha dos que fracassam.
Estou falando do tripé que vai fazer você simplesmente mudar a forma como se relaciona com o seu negócio.
- Atração
- Engajamento
- Oferta
Você já deve ter ouvido falar deste assunto, se pesquisou algo sobre marketing digital.
O que eu percebo é que a maioria dos que explicam este assunto tendem a complicar demais o entendimento. Por este motivo, resolvi simplificar.
Imagine que você conheça alguém que goste muito e queira ter um relacionamento amoroso com esta pessoa.
No primeiro momento você vai buscar o contato ( primeiro pilar = Atração ). Depois você vai cortejar, conhecer, conversar, trocar idéias, etc, ( segundo pilar = Engajamento ). Por fim, você vai pedir esta pessoa em namoro ou ser pedidoª ( terceiro pilar = Oferta).
No meio digital, em qualquer nível de negócio, é assim que as vendas acontecem.
Neste post eu resolvi simplificar para despertar a sua atenção para algo que, talvez você até já percebeu, mas ainda não se deu conta de que nos negócios isto também é importante.
Desde os primórdios da humanidade nos desenvolvemos através das nossas relações. Sejam elas amorosas, espirituais ou comerciais.
E tudo pode não parecer, mas é muito simples. Vender não é mágica: É técnica e qualquer um é vendedor. O que mudamos é apenas o produto.
Somos exímios na arte de vender. Só que muitas vezes não percebemos isso.
Estamos vendendo quando buscamos a atenção de alguém, quando negociamos um salário maior, quando explicamos para os nossos filhos como se comportar ou quando desejamos convencer alguém a assistir um filme que achamos bom.
Só não nos damos conta disso. Então porque com os nossos negócios ( produtos e serviços) agimos diferente?
Simplesmente investimos todos os nossos sonhos e esperamos que alguém compre de nós sem nenhum esforço?
Pensando nisso, eu criei um curso que se chama minha primeira venda digital e disponibilizei algumas aulas gratuitas. Você pode iniciar a vender na internet agora se você quiser. É só começar a assistir e aprender o jeito certo.
Você pode conhecer o curso sem compromisso clicando neste link e já pode se comprometer com o seu sucesso a partir de agora.
Espero que este post tenha sido esclarecedor para você.
Deixe abaixo o seu comentário que responderei com muito prazer.